Sala de Jantar

x

 

 

O mais usual é instalar um lustre ou um pendente acima do centro da mesa. A distância entre o tampo e a luminária varia de acordo com seu tipo. Caso a luz seja dirigida para o teto, podemos considera aproximadamente 1,0 m de distância. Mas, se a luz for direcionada para baixo, por exemplo, por um pendente de cúpula, o certo é 70 cm de distância entre o tampo e a luminária. Essa redução da distância é necessária para que não haja ofuscamento quando as pessoas sentarem à mesa.

A lâmpada sendo aparente seja no lustre ou no pendente, indicamos o uso de lâmpadas leitosas ou foscas. Prefira as lâmpadas de temperatura de cor quente ou neutra – entre 2.700K e 4.000K – com índice de reprodução de cores de no mínimo 90. Você já imaginou não enxergar as cores exatas dos alimentos?

Além da iluminação centralizada, podemos trabalhar com arandelas para compor um ambiente mais interessante e aconchegante. Ou ainda, utilizar spots de luz direcionável sobre o tampo. Mas, tenha cuidado para não exagerar na potência das lâmpadas e nem provocar o desconforto com os fachos dirigidos para os olhos de quem sentar à mesa.

Nunca se esqueça: a sala de jantar é um dos locais mais importantes de casa porque possibilita a reunião da família e de amigos. Invista em uma iluminação agradável e acolhedora utilizando luminárias de bom gosto posicionadas adequadamente.